ePharma

Governança Corporativa

Nossa liderança é regida pela consciência de nossas habilidades e nossa capacidade em transformar pessoas.

Governança Corporativa

Os princípios básicos que regem a empresa nesses 19 anos permanecem inalterados. A ePharma sempre se pautou pelos valores da ética e da legalidade. Respeitamos o princípio da igualdade de tratamento entre os acionistas e asseguramos a transparência e o rigor em nossos demonstrativos econômico-financeiros, que todos os anos passam por uma auditoria externa.

Criamos uma área de Governança Corporativa para assegurar nossos princípios em todas as ações da companhia. Nosso objetivo é garantir que todos os processos, condutas, costumes e práticas estejam de acordo com as diretrizes do nosso propósito e responsabilidade corporativa.

Salvaguarda das informações

Construímos um ambiente de proteção de dados, desenhado dentro dos princípios fundamentais da salvaguarda das informações:

  • Legalidade, lealdade e transparência
  • Limitação de propósito e finalidades
  • Minimização de dados
  • Acuracidade, exatidão
  • Limitação no armazenamento
  • Integridade e confidencialidade

Em 2.018, iniciamos o processo de certificação ISO/IEC 27.001, que trata dos padrões de segurança das informações. Neste sentindo, entre outras providências essenciais, estamos trabalhando para atender em 100% à LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é responsável pela estratégia e formulação, em longo prazo, da política de negócios da companhia. Entre suas atribuições estatutárias, destacam-se a designação do corpo diretivo e o monitoramento de sua gestão. O Conselho é formado por cinco membros representantes dos acionistas.

Diretoria Executiva

Os diretores da ePharma são escolhidos pelo Conselho e responsáveis pela administração dos negócios e pela implementação das políticas e diretrizes gerais da companhia. Trabalhamos de forma integrada para nosso maior propósito: prover acesso à saúde para uma vida melhor.

Luiz Carlos Silveira Monteiro​

Presidente e fundador da ePharma, criada em 1.999, médico e gestor em saúde, foi presidente da Associação Paulista de Cirurgia Pediátrica e diretor da Associação Médica Brasileira. Conselheiro de Administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Fundador e Conselheiro da ASAP – Aliança para a Saúde Populacional.

Marcos Inocencio

Diretor de Finanças e Operações, atuou como gestor de planejamento do Carrefour e também trabalhou na Monsanto, no Chase e na Andersen. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e contador pela UNIP (SP), cursou MBA no IBMEC-SP e especializações no INSEAD, NYU Stern School of Business, Kellog School of Management e na Harvard Business School.

Bruna De Vivo

Gerente de Desenvolvimento de Negócios Farmacêuticos da ePharma desde 2.002, com experiência no mercado de PBM desde 1.999. Membro da Comissão de Saúde do Conselho de Farmácia de São Paulo entre 2.009 e 2.010, formou-se na Faculdade de Farmácia da Unisantos e cursou MBA na Fundação Dom Cabral, além de especialização em saúde pela PUC-SP.

Carlos Pappini Jr.

Diretor da unidade de Specialty Care, possui mais de 20 anos de experiência na área de saúde, com passagem pela Amil e pela indústria farmacêutica (Merck Sharp & Dohme, Baxter, Cristália e Bayer). Administrador com pós-graduação em Marketing, MBA em Economia da Saúde pela Unifesp e mestrado em Administração pela PUC-SP.

Thiago Mônaco

Diretor de TI, atuou como diretor de TI em uma empresa de Prontuário Médico Eletrônico, com foco em Big Data, e também na área de consultoria da Microsoft Brasil. Bacharel em Ciência da Computação, cursou pós-graduação em Gestão de Projetos e Portfólios, além de receber o prêmio de MVP (Microsoft Most Valuable Professional) por sete vezes.

Ética e Conduta

Regulamentos e controles

A existência de uma série de códigos e políticas reforça o compromisso da ePharma com a ética e transparência nas suas atividades.

Código de Conduta para Fornecedores

Apresenta as diretrizes da relação da companhia com seus fornecedores, detalhando os padrões que devem ser estabelecidos em todos os contratos, parcerias comerciais e institucionais. A ePharma entende que sua reputação é resultado de um processo coletivo, que deve envolver toda a cadeia de valor direta ou indiretamente relacionada às suas atividades.

Confira aqui o Código de Conduta para Fornecedores

Código de Conduta para Colaboradores

Documento que contém os princípios éticos e normas de conduta extensivos a todos os colaboradores, seja atuando exclusivamente em nome da empresa, seja em nome de clientes, em conjunto com sócios, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço ou consultores.

Confira aqui o Código de Conduta para Colaboradores

Política de Contratação de Intermediários

Institui normas que definem o processo de contratação de terceiros intermediários, responsáveis por conduzir negócios em nome da ePharma. O objetivo é prevenir riscos decorrentes da violação das leis anticorrupção no Brasil e no exterior, capazes de comprometer o patrimônio e a imagem da companhia.

Confira aqui a Política de Contratação de Intermediários

Política Antitruste

Exige dos colaboradores internos e externos o cumprimento da Lei nº 12.259/2011, que rege a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (CADE). O objetivo é evitar atos e práticas inadequadas no relacionamento com empresas concorrentes e profissionais nela atuantes.

Confira aqui a Política Antitruste

Política Anticorrupção

Desde 2013, a ePharma possui um documento específico para combater práticas de corrupção e lavagem de dinheiro. Além dos instrumentos de compliance já implantados, as medidas incluíram a criação de um Conselho de Colaboradores e um programa de capacitação para todos os públicos envolvidos.

Confira aqui a Política e Procedimentos Anticorrupção e Antilavagem de Dinheiro

Política para recebimento e oferta de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidades

Apresenta preceitos e diretrizes que delimitam a oferta e aceitação de brindes, presentes, convites para atividades de entretenimento e hospitalidades, o que inclui participação em eventos. Funciona como um guia para preservar a integridade da empresa e dos colaboradores.

Confira aqui a Política para recebimento e oferta de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidade

Comitê de Ética

Formado por um órgão colegiado, integrado por dois diretores, dois gerentes e um colaborador da equipe operacional, tem a função de dar encaminhamento às questões apontadas pelo código. Também atua como canal para receber reclamações e denúncias. Todas as informações são tratadas com confidencialidade e há compromisso específico com a integridade do autor da comunicação. As denúncias, identificadas ou anônimas, têm dois canais de acesso ao Comitê de Ética: pela intranet e por um endereço exclusivo de e-mail.

Para visualização completa da Política Antitruste clique aqui

Composição Acionária

Relatório Anual

2016