ePharma PBM do Brasil

ANVISA ALERTA SOBRE AUMENTO DA FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA PANDEMIA

Crescimento de falsificações foram registradas nos primeiros meses de 2020. Medicamentos utilizados para o tratamento de hepatite C, vacinas para a gripe e remédios para distúrbio do crescimento, obesidade e diabete estão entre os mais falsificados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta, em 5 de junho, sobre o aumento de casos de falsificação de medicamentos no Brasil nos primeiros meses de 2020. De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias UOL, entre as falsificações, estão medicamentos utilizados para o tratamento de hepatite C, vacinas para a gripe e remédios para distúrbio do crescimento, obesidade e diabete.

A redução na fiscalização e o aumento de compras online durante a pandemia do novo Coronavírus estão entre os motivos para o crescimento dessas ocorrências. Segundo a Anvisa, cinco casos foram registrados neste ano ante três em 2018. Em 2019, foram quatro.

A prática de falsificação de medicamentos é considerada crime contra a saúde pública, com pena de dez a quinze anos de reclusão e multa, conforme o Código Penal Brasileiro. De acordo com a especialista em regulação sanitária da Anvisa, Mariana Collani, a maioria das falsificações registradas em 2020 foi detectada em medicamentos adquiridos por meio de empresas que prestam assessoria para importação e fazem a entrega principalmente para planos de saúde. “Muitos casos de falsificação estão envolvendo a importação de medicamentos que tem sido feita pelos planos de saúde para o atendimento de decisão judicial por meio de empresas de assessoria de comércio exterior. Nos casos atuais, são 80% com importação de empresas de assessoramento que têm fontes não idôneas”, completa.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2020/06/06/anvisa-alerta-sobre-aumento-de-falsificacao-de-medicamentos-em-meio-a-pandemia.htm